19/08/2010

Vista pro Guaíba da casa ou do trabalho, e no mesmo lugar

Vista pro Guaíba da casa ou do trabalho, e no mesmo lugar

Fonte: Revista do ZAP

Trend City Center, em Porto Alegre, reúne unidades residenciais e comerciais em um único espaço

Do escritório, vista para o rio Guaíba. Da sala do apartamento, também. E ambos, casa e trabalho, no mesmo terreno, apenas em prédios diferentes. Porto Alegre será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber um empreendimento que combina unidades residenciais, comerciais e corporativas no mesmo espaço. O Trend City Center, lançado oficialmente no último dia 10 e que deve ser entregue em maio de 2014, está sendo construído na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga, na região central da capital gaúcha.

Trend City Center terá três torres: Residence, Offices e Corporate
Trend City Center terá três torres: Residence, Offices e Corporate

Serão três torres de 22 andares cada, mais quatro pavimentos de estacionamento no subsolo. Inspirado em outros empreendimentos semelhantes em São Paulo e metrópoles internacionais – como Nova Iorque, Berlim e Hong Kong -, o projeto da Maiojama Participações terá mais de doze mil metros quadrados, mil vagas de estacionamento, além de um centro de comércio e serviços – o Mall Boutique.

Tendência
O nome escolhido para o conjunto, Trend, significa “tendência” em inglês, e reflete um dos principais conceitos empregados no projeto. Segundo a coordenadora de marketing da Maiojama, Márcia Sirangelo, a construção de complexos multiuso é uma tendência já consolidada nas grandes cidades, onde cada vez mais o tempo é um fator crucial.

Localização
Próximo ao novo Fórum da cidade, o Trend City Center tem como principal público-alvo da torre Offices os advogados. Cerca de 90% das 264 salas do prédio já foram vendidas, e a expectativa é de que esse número chegue a 100% até setembro deste ano. A estimativa é de que a presença dos empreendimentos aumentem o movimento da região em cerca de 18 mil pessoas diariamente, quando estiverem prontos.

Complexo multiuso fica próximo ao Novo Fórum e outros órgãos
Complexo multiuso fica próximo ao Novo Fórum e outros órgãos

Além do Fórum, outros órgãos públicos ficam próximos ao complexo. Outro aspecto destacado por Márcia é a facilidade de locomoção, tanto para o centro quanto para as zonas norte e sul da cidade, a partir do prédio.

Unidades têm vista para o rio Guaíba ou para o skyline da cidade
Unidades têm vista para o rio Guaíba ou para o skyline da cidade

Mall Boutique
O espaço terá trinta estabelecimentos de comércio e serviços, com praça de alimentação, lojas de roupas e de conveniências. Márcia afirma que as marcas não vão competir com as empresas instaladas no Shopping Praia de Belas, que fica do outro lado da rua. O mix de operações deve facilitar as atividades dos usuários dos prédios e oferecer mais opções para os moradores e frequentadores da região, além de valorizar o empreendimento.

Planta baixa do Mall Boutique do Trend City Center
Planta baixa do Mall Boutique – clique para ampliar

Sustentabilidade
Um dos aspectos que balizou a concepção do projeto, de acordo com a coordenadora de marketing da Maiojama, foi a sustentabilidade. As torres têm janelas de vidro duplo e reflexivo, que ajuda a manter a climatização do ambiente, reduzindo o consumo do ar-condicionado em qualquer estação do ano.

As descargas sanitárias serão no sistema dual flush, com duas opções de volume de água, e as unidades terão hidrômetros e marcadores de gás individuais. Os elevadores são do tipo gearless, e utilizam energia regenerativa. O complexo também fará uso de madeira certificada e prevê espaço para coleta seletiva do lixo.

Infraestrutura
A coordenadora de marketing da Maiojama ainda ressalta que a torre residencial terá estacionamento exclusivo e entrada individualizada, pela avenida Borges de Medeiros, o que confere privacidade – e garante as vagas – aos moradores da torre Residence, onde restam 30% das 274 unidades ainda à venda. Usuários dos prédios comerciais terão acesso aos estacionamentos pela avenida Ipiranga.

Torres comerciais têm entrada exclusiva com controle de acesso
Torres comerciais têm entrada exclusiva com controle de acesso

A infraestrutura ainda conta com auditório, reversível em duas salas de reunião, lobbies, circuito interno de TV, catracas para controle de acesso, internet sem fio nas áreas comuns e geradores para manter funcionando pelo menos um dos seis elevadores de cada torre, em caso de queda de energia. Moradores e empresários ainda poderão assinar serviços pay per use (pague pelo uso, em tradução literal), como central de limpeza e manutenção, secretária, courrier e segurança VIP, entre outros.

Unidades decoradas do Trend City Center
Unidades decoradas do Trend City Center

Unidades decoradas do Trend City Center

As unidades da torre Corporate têm áreas entre 127 e 538 metros quadrados, e as da Offices entre 30 e 53 metros quadrados. Os studios e duplex da Residence, de um e dois quartos, têm área de 38 a 73 metros quadrados. A área residencial ainda conta com dois salões de festa, uma área fitness e uma piscina coberta e aquecida de 20 metros. Os preços não foram divulgados.

Ações compensatórias
A Maiojama firmou termo de compromisso com a prefeitura porto-alegrense em que se compromete a alargar e adequar de outras formas as vias de acesso direto ou indireto ao empreendimento, como Borges de Medeiros, Ipiranga, Manoelito de Ornelas, Dolores Alcaraz Caldas, Aureliano de Figueiredo Pinto, Edvaldo Pereira Paiva e Praia de Belas, em alguns casos com recursos de ambas as partes. Também será instalado um semáforo para garantir a “travessia segura para pedestres junto ao acesso principal da torre comercial”, de acordo com o documento.

Leia mais
>> O mapa da mina: onde investir em POA e Floripa
>> Ofertas de unidades comerciais na capital gaúcha
>> Compre apartamento residencial em Florianópolis
>> Conheça a Revista Pense Imóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.