05/08/2014

Vitória é a quarta melhor cidade para se viver no Brasil. Saiba mais sobre a capital

Município conta com 79 bairros distribuídos pela ilha e região continental

Fonte: ZAP Imóveis

Vitória é a capital do Estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do Brasil. É uma das três ilhas-capitais do País (as outras são Florianópolis e São Luís). Limita-se ao norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.

Vitória é a quarta melhor cidade para se viver no Brasil. Saiba mais sobre a capital
Vista panorâmica da ponte de Camburi, em Vitória (Foto: Elizabeth Nader- Prefeitura de Vitória)

Com população de 348.265 habitantes, segundo estimativas de 2013 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade é a quarta mais populosa do Estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila Velha, Serra e Cariacica) e integra uma área geográfica de grande nível de urbanização, denominada Região Metropolitana da Grande Vitória.

Entre as capitais brasileiras, Vitória possui o segundo melhor índice de desenvolvimento humano (depois de Florianópolis), de acordo com pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, e foi considerada a quarta melhor cidade para se viver no Brasil pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2013 (atrás de São Caetano do Sul, Águas de São Pedro e Florianópolis).

A região possui dois grandes portos: o de Vitória e o de Tubarão. A cidade administra a Ilha de Trindade e a Ilha de Martim Vaz, a 1.100 km da costa, que são importantes bases meteorológicas por causa de sua posição estratégica: localizam-se em área de dispersão de massas de ar.

Bairros – A capital capixaba conta com 79 bairros distribuídos pela ilha e região continental. Os mais nobres, como Bento Ferreira, Praia do Canto, Barro Vermelho, Enseada do Suá, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Jardim Camburi, Jardim da Penha e Mata da Praia, estão situados ao norte e ao leste, e os mais carentes do município estão a oeste da Ilha de Vitória, tais como: Resistência, Nova Palestina, São Pedro, Estrelinha, entre outros.

Economia – A economia de Vitória é voltada para as atividades portuárias, ao comércio ativo, à indústria, à prestação de serviços e também ao turismo de negócios.

Atrações turísticas – Fundada em 1551, a cidade de Vitória preserva ainda várias formas arquitetônicas da época. São casarios, igrejas, palácios e escadarias, localizadas em sua quase totalidade no centro da cidade.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.