24/02/2007

Você em casa, e o barulho lá fora

Fonte: Jornal da Tarde

Materiais especiais e técnicas novas permitem que se deixe a poluição sonora fora de seu lar

Niels Andreas/AEZap o especialista em imóveisAndré Rodrigues, gerente da Zecoart, por trás de persiana especial, feita pela empresa, que ajuda a diminuir os ruídos

Ela não cheira mal, não emporcalha as ruas, mas é tão grave quanto a sujeira jogada em locais inapropriados ou a fumaça cuspida na ‘cara’ da cidade de São Paulo. A poluição sonora é um dos maiores problemas para quem mora na maior metrópole da América Latina. Combatê-la é uma tarefa que pode ser facilitada com as novas tecnologias que já existem no mercado.

O primeiro passo é fechar a janela para o barulho externo. Com um sistema que integra persianas de alumínio e vidros especiais, é possível reduzir em até 30 decibéis o barulho externo – um avião decolando no aeroporto de Congonhas produz até 90 decibéis de ruído a uma distância de cem metros. “As persianas não balançam e contribuem para um isolamento melhor. Mas o maior efeito está no vidro duplo, que causa essa redução que identificamos em estudos”, afirma André Rodrigues, gerente comercial da Zeloart, fabricante do sistema.

Uma redução dessas no barulho da rua pode não fazer o som chegar aos 55 decibéis recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o limite ideal de ruído para os ouvidos humanos, mas já é um alívio considerável na hora de se ler um livro, dormir ou ver televisão. “Segundo pesquisa da OMS, o ser humano perde fases de sono com ruídos acima de 45 decibéis, o que causa estresse”, diagnostica o professor de acústica da Universidade de São Paulo José Cremonesi.

O conforto acústico causado pela instalação de janelas que abafam o barulho externo faz com que a maioria dos consumidores recorra à solução para os quartos e salas. O fabricante, porém, diz que há opções que podem ser instaladas em qualquer canto da casa, desde que os ângulos das janelas não sejam muito diferentes de 90 graus.

Menos esforço

Trocar toda a janela pode não estar no plano de quem sofre com o barulho da rua, então, existe uma opção que cria uma barreira dentro da residência. Com a sobreposição sobre as esquadrias já existentes, o efeito de paz e tranqüilidade é quase o mesmo. “Esse sistema é muito utilizado por quem mora em apartamento e não pode modificar a fachada do prédio. O isolamento acústico fica para o lado de dentro, e gira de 180 graus”, diz Rodrigues.

Quando o imóvel passar por reforma, no entanto, o melhor é aproveitar para trocar tudo. “Fica mais em conta incluir a nova janela.”


Leia também

Técnica de construção também ajuda

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.