04/01/2016

Confira dicas para fazer uma horta em apartamento

Confira as dicas para escolher o melhor local e sobre como cuidar das hortaliças

Fonte: Revista do ZAP

Saiba como escolher o melhor local e como cuidar das hortaliças

Você mora em apartamento, mas, mesmo assim, gostaria de cultivar temperos e verduras em casa? Pois saiba que isso é possível.

horta em apartamento
Local mais adequado para montar uma mini-horta é aquele que recebe ao menos cinco horas de sol por dia (Fotos: Divulgação)

+ Aprenda a criar e cultivar uma horta em casa em pequenos espaços. Veja o vídeo

+ Faça você mesmo uma mini-horta com latas de alumínio

De acordo com a arquiteta Thais Lacialamella, o local mais adequado para montar uma mini-horta em casa é aquele que recebe ao menos cinco horas de sol por dia, principalmente o sol da manhã. Pode ser na varanda, na janela do quarto, na janela da cozinha ou na área de serviço.

horta-em-apartamento-com-potes
Horta em apartamento pode ser feita em potinhos (Foto: Shutterstock)

“Você pode plantar suas mudas ou sementes em vasilhames, vasos, jardineiras, calhas, canos de PVC e até em garrafas PET”, explica Thais. Segundo ela, só é preciso garantir profundidade mínima de 15 cm e espaçamento de, no mínimo, 20 cm entre cada tipo de verdura, legume ou tempero.

“É importante que seja misturada uma parte de areia para cada parte de terra orgânica com pH 6, de preferência, para que a terra não se encharque demais”, recomenda a arquiteta.

Na opinião de Thais, quanto à decoração, se for fazer um jardim vertical, deve-se apostar em painéis treliçados, de madeira de demolição ou painéis prontos, vendidos em lojas de bricolagem. Se for cultivar em beirais de janela, prefira jardineiras que permitam fixação, seja na alvenaria, seja na própria grade da janela, senão correrá o risco de causar algum acidente ou perder sua plantação.

Mudas podem ser plantadas em vasilhames, vasos, jardineiras, calhas, canos de PVC e até em garrafas PET

Se preferir vasos ou jardineiras de chão, faça disposição em níveis (degraus), pois permitem maior variedade de vegetais, dando distanciamentos verticais e horizontais mais adequados ao plantio, além de dar aquele charme e aroma ao ambiente.

Thais recomenda que se dê preferência ao plantio de hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa ou manjericão. Alguns temperos e ervas são perenes, como o orégano, a salsinha e a cebolinha. Outros, como o coentro, exigem novo plantio a cada ano. Já o manjericão é bianual, mas pode se comportar como perene em algumas condições.

A arquiteta Laurimar Coelho reforça que é preciso lembrar que não são plantas para decorar e sim para consumo frequente. Por isso, a troca de mudas e a durabilidade são variáveis.

“As melhores são os temperos como manjericão, hortelã e salsinha. Mas nem todas mantêm o vigor a cada colheita, o que exige a troca constante. Por isso, uma dica é usar suportes para vasinhos plásticos. Dessa forma, basta trocar as mudas sem ter de lidar com terra, com a sujeira”, aconselha.

horta-em-apartamento-em-paineis
Recomendação é de que se plante hortaliças com raízes curtas

Outro detalhe importante é escolher espaços com ótima luminosidade natural. Do contrário, as plantas morrem facilmente. Os melhores espaços são os terraços e na cozinha, mas longe do fogão ou forno.

Segundo Laurimar, em lojas especializadas em vendas de plantas ornamentais é possível comprar suportes com tamanho padrão e nos hortifrutigranjeiros há vasinhos já com as plantas com um bom desenvolvimento. “Plantar a partir de sementes requer mais trabalho”, avisa Laurimar.

Horta deve ser irrigada três vezes ao dia enquanto estiver na fase de semente e uma vez ao dia para a muda ou planta já crescida

Cuidados – Segundo Thais, os cuidados com a horta são irrigação três vezes ao dia enquanto estiver na fase de semente e uma vez ao dia para a muda ou planta já crescida. As adubações devem ser feitas a cada dois ou três meses.

 

+ Aprenda a decorar sua casa com flores naturais

+ Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

+ Aprenda a regar as plantas em períodos de economia de água

+ Plantas que ficam em ambientes internos merecem cuidados

+ Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

52 Comentários

  1. é tudo de bom mesmo, principalmente para quem gosta de uma boa cozinha…temperos , hortaliças e verduras completam o bom tempero….

  2. ADOREI A DICA,EU JA TENHO ALGUNS TEMPEROS,COUVE E ALMEIRAO PLATADOS EM VASINHOS ,MAS NAO SABIA CERTOS CUIDADOS,AGORA SIM POSSO CULTIVAR MELHOR DA MINHA HORTINHA…… . VALEU AS DICAS.

  3. adorei!!! so precisamos cultivar esses produtos sem agrotoxico !!! ja cultivo assim e conheco muita gente que estao fazendo tb .caso vcs se interessam em saber por favor terei um grande prazer em apresentar o nosso trabalho.. sem agrotoxico !!! obrigado !!! parabens pela reportagem !

  4. Gostei muito. Gostaria de poder ficar recebendo mais ideias outras informações ou seja inovações para eu poder levar ao homem do campo. Eu sou Técnico em Agropecuária.

  5. Gostei do cultivo da hortaliças,uma boa ideia não só para o cultivo como para o sedentarismo!

  6. Achei maravilhosa a ideia da horta. Como temos gente na família que não pode com glúten, assim às vezes ficamos em casa para saborear uma pizza com farinha especial ,digo pizza feita em casa.. E ter uma plantinha da sua hortinha para colocar é muito agradável…..Satisfação absoluta( ex: manjericão, rúcula, etc)

  7. Sou apaixonado com horta adoro pl,quero saber como cultivar tomate porque todos que eu planto morre todos.

  8. Ótima idéia, além de super criativas. Seria até uma vergonha, irmos à feira pra comprar cebolinha ousalsinha, se podemos tê-los em casa plantados num palmo de terra.Outra dica é o cultivo do bonsai, que nos permite ter frutas em casa,não com grande rendimento, mas como ornamento e fresquinhas.Prabéns!!!

  9. Adoro cutivar hortaliças mas eles morrem com facilidade, e tem bastante espaço na casa da minha mãe o que sera que faço de errado, eu planto coentro, tomate, pimentão quiabo,hortelã(ficam bonitos)alface, couve, cenoura,beterraba e couve-flormorrem pq?

  10. Gostei muito, mas onde moro é muito úmido, bate pouco sol…somente no verão bate sol, mesmo assim pela manhã é úmido, o que fazer neste caso.teve uma vez que plantei tomate em um vaso , ate vingou, mas depois a raiz apodreceu por causa da umidade.

  11. ADOREI, POIS SEMPRE QUIS TER UMA HORTA EM CASA POIS MORO EM APARTAMENTO E ADORARIA RECEBER EMAIL SOBRE HORTAS EM LOCAIS PEQUENO.OBRIGADA.

  12. ADOREI POIS COMO MORO EM APT, NAO TENHO MUITO ESPAÇO MAIS FICARIA MUITO GRATA SE VOCES ME MANDA-SE MAIS OPÇOES DE HORTAS EM ESPAÇO PEQUENO.OBRIGADA.

  13. OI BOA TARDE GOSTARIA DE SABER OMO EU CULTIVO COENTRO BROCOLIS EU MORO NA REGIÃO MAIS QUENTE DO BRASIL NORDESTE EU JÁ TENTEI CULTIVAR COENTRO E NÃO DEU CERTO SE FOR POCIVEL ME RESPONDA NO MEU e-mail POR FAVOR LOURDES OBRIGADO

  14. Adorei a idéia! M/espaço c/terra, em casa é mt pqn e ando plantando em vasinhos… o problema é a exposição ao sol e molhar certo, algumas morrem secas e outras afogadas… preciso aprender a medida certa p/cd uma!Rsrsr…

  15. Que maravilha essas dicas, vou tentar fazer e creio que seguindo as dicas de vcs vai dar certo.Poiss uma vez tentei fazer uma hortinha com sementes, mas não deu certo, mas agora vou fazer com mudinhas…..Obrigada pelas dicas e gostaria de receber mais dicas pelo meu email….parabéns equipe.Marlene

  16. adoro tudo que vcs trazem para nós leitores, gostaria de receber sempre as novidades.obrigado

  17. Gostei muito das dicas de como fazerplantio de orta em casa. solicito receber mais dicas sobre ornamentação com plantas em geral.

  18. Eu comprei agora uma chacra e gostaria de fazer uma horta pra plantar de tudo verdura legumes e mais alguma coisa

  19. Plantei,em vasos,jaboticaba, acerola,mixirica e pitanga, com mudas enxertadas e tenho essas frutas o ano todo. Tenho ainda tomate italiano e o mini que plantei com sementes. Adoro plantar. Tenho vários temperos também.Tudo em vasos.

  20. Olá, Samira! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.