16/12/2013

Workshop definiu conceitos do Bairro Quartier, empreendimento 100% sustentável em Pelotas/RS

Workshop definiu conceitos do Bairro Quartier, empreendimento 100% sustentável em Pelotas/RS

Fonte: Revista do ZAP

Evento reuniu executivos da Joal Teitelbaum e da Guapo Capital Group, além de empresas responsáveis por projetos que preservam a natureza

Empreendedores do Bairro Quartier, futura urbanização a ser desenvolvida em Pelotas, região sul do estado do Rio Grande do Sul, com proposta inédita no País por ser 100% sustentável, promoveu no dia 11 de dezembro de 2013 a primeira “charrete” com escritórios de arquitetura igualmente inovadores. Executivos do Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum e da Guapo Capital Group, responsáveis pelo desenvolvimento do Quartier, juntamente com especialistas de Jaime Lerner Arquitetos Associados, escritório que assina o projeto, receberam uma equipe multidisciplinar para traçar os conceitos do futuro bairro.

Bairro Quartier

Perspectiva ilustrada do Palco Quartier, em Pelotas

Na ocasião, estiveram presentes, entre outros escritórios e incorporadores, o Studio Arkiz, de São Paulo, cuja obra é marcada por projetos diferenciados e sustentáveis. A Consultoria Sustentech, responsável pela Certificação LEED-ND, chancelada pelo US Green Building Council, inédita no Sul do Brasil, também compareceu ao evento. O termo “charrete” é por definição um Workshop de Projeto e Planejamento de múltiplos dias com participação de todos os stakeholders. Tem origem do francês antigo. Professores da Escola de Belas Artes de Paris, durante o século 19, coletavam os projetos finais dos estudantes de arquitetura em charretes para a crítica dos Jurados enquanto os estudantes faziam os retoques finais em seus trabalhos.

Leia mais:
>> Tendência verde: empresas investem em construções de baixo impacto ambiental
>> Telhados verdes ganham cada vez mais adeptos nas construções residenciais e comerciais

Tags: eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.