13/04/2009

X-Móveis: os mutantes que salvam do aperto

Fonte: Jornal da Tarde

Eles possuem múltiplos usos, são compactos, modulares e até empilháveis. Abuse

Com ambientes cada vez mais compactos, o mercado de materiais para a casa não perdem tempo e começam a apresentar peças com medidas compactas, que podem ser utilizadas para usos diversos. São bancos que podem ser utilizados como mesa de centro, mesas para lanche que se encaixam na lateral do sofá e conjuntos que podem ser empilhados na hora de guardar.

DivulgaçãoZap o especialista em imóveisNichos na parede até o teto formam o closet e economizam espaço, em projeto da arquiteta Débora Aguiar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“As empresas de produtos seriados se esforçam para atender a uma necessidade crescente entre clientes. Existem camas que já são vendidas com gavetas”, diz Jethero Cardoso de Miranda, coordenador do curso de design de interiores da universidade Belas Artes. A designer de interiores Joia Bergamo cita mesas laterais cuja base de encaixe permite que seja transformada em mesas de centro.”Ela pode ser guardada debaixo do sofá”, explica.

Pufes vazados também podem ser aproveitados para guardar objetos. “Há pufes em formatos de brinquedos, que possuem uma tampa. A almofada é fixada e se transforma também em banquinho. Existem modelos mais rígidos que também podem ser utilizados como mesa de centro ou para descansar pés”, diz Joia.

Móveis de linhas retas, diz Joia, aproveitam mais o espaço, não perdendo circulação em curvas. Em cozinhas pequenas, para um lanche rápido, pode ser instalada uma mesa retrátil, recomenda a designer de interiores. “Esse tipo de mesa possui ferragens nacionais, mais leves e menores. Possuem 90 cm e acomodam três pessoas.”

A arquiteta Pamela Ortiz lembra que uma alternativa à marcenaria são racks para televisão giratórios e podem atender dois ambientes, fixados na parede, piso ou teto. “A parede, que poderia ser ocupada para fixar o armário para a TV, pode ser usada de forma diversa e abrigar armários de roupas”, explica.

Existem também no mercado peças chaves como cubos vazados, que podem servir tanto como estantes, caso sejam empilhados, bancos e mesas. Para mudar o uso, basta fixar uma almofada ou virar o tampo.

Móveis modulares também são opção aos móveis sob medida, pois permitem alteração e rearranjo do espaço, aproveitam cantos, e são vendidos separadamente.

Além dos móveis, profissionais lembram que há cantos geralmente subutilizados, como a área embaixo de escadas. Nesse perímetro pode ser encaixado um bar ou armários com nichos, que aproveitam todas as alturas dos degraus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.