14/09/2011

Z Café: blends exclusivos e cardápios diferenciados

Z Café: blends exclusivos e cardápios diferenciados

Fonte: Revista do ZAP

Blends próprios e grãos para torra e moagem são atrativos para que os clientes levem café quentinho para casa na hora que desejarem

Presente em cinco locais da capital gaúcha desde o ano 2000, o Z Caféé outro ponto tradicional de encontro dos amantes do café e de uma boa conversa durante o dia ou à noite, seja no almoço, no café da tarde, no happy hour ou jantar. Além dos diferentes tipos de café, há também excelentes opções de bebidas e pratos, entre estes o sanduíche de pão sírio recheado com rosbife, um sucesso do cardápio do Z Café entre sua clientela do Moinhos de VentoCortado Z Café

O Z Café conta também com uma confeitaria própria e cardápios diferenciados para cada loja

Os grãos do Z Café são formados por um blend composto por cafés oriundos do Cerrado mineiro, do Sul de Minas Gerais e Mogiana, em São Paulo. O cardápio é diferenciado para cada uma das lojas (rua Padre Chagas, Moinhos de Vento; na av. Nilópolis, Bela Vista; duas lojas no Shopping Iguatemi e uma no Hospital Moinhos de Vento). O deck da Padre Chagas é um dos mais disputados entre as lojas do Z Café, com muito papo e movimento constante não só de clientes como de passantes: no encontro rápido, cumprimentam-se amigos e colocam-se as novidades em dia.

O Z Café possui seus próprios blends – o Z Café Expresso e o Z Café Especial – e dispõe de grãos para torra e moagem, para que os clientes levem para casa na hora que desejarem. Também é possível comprar os exclusivos pós de capuccino e chocolate da marca. Há ainda uma confeitaria com produção própria. De acordo com informações da empresa, “fazer um blend é a arte de combinar cafés com características complementares: acidez com doçura, muito encorpado com pouco corpo, torra clara e torra escura, etc. Estas combinações visam equilibrar e valorizar as melhores qualidades de sabor, aroma, corpo e aparência. E assim é produzida uma bebida deliciosa e com características exclusivas”.

Cortado Z Café

Cortado do Z Café: blends próprios em pacotes quentinhos para levar para casa

Os sócios Carlo e Sandro Zanette apostam no sucesso do empreedimento. Em 2009, abriram a maior loja da marca, o Z Café Restaurante Iguatemi, localizado na área externa do shopping e especializado em gastronomia sem deixar o café de lado. Em 2011, nasceu a loja do Hospital Moinhos de Vento. Construído dentro da maternidade do hospital, é uma cafeteria com funcionamento 24 horas e acesso restrito para pais, parentes ou visitantes de recém nascidos e oferece também serviço de entrega nos quartos.

Entre as várias formas de preparo, o site do Z Café destaca o café turco, ou árabe: moído, o açúcar e a água são colocados, nesta ordem, em um pequeno recipiente de latão ou cobre, o ibrik, que tem um cabo comprido. Em seguida, o ibrik é levado ao fogo e o café, fervido. Este é o único método que insiste em quebrar a regra de “nunca ferver o café”, mas, como este é fervido com açúcar, o amargo da fervura nunca afeta o gosto.

O espresso do Z Café respeita características ideais como textura de creme na cor marrom claro de 3 ou 4mm de espessura, a qual não se desfaz; aroma forte e característico; sabor “doce” e duradouro; água a 90°C e tempo de extração entre 25 e 30 segundos.

Leia mais
>> Especial: Café, um universo rico em sabores, texturas e história
>> Café do Mercado: especialização em perfis de torra
>> Press Café: aroma intenso e… nada de açúcar!
>> Café do Porto: agito gourmet
>> Confira as receitas exclusivas de cafés elaboradas por baristas e proprietários de cafeterias
>> Quais são os tipos clássicos de café, você sabe?
>> Conheça a trajetória histórica de coincidência e sucesso do café
>> Brunch: o café da manhã reforçado evolui para novos hábitos
>> Canecas para divertir e decorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.